quinta-feira, 18 de março de 2010

O que realmente importa

A pessoa que teve a experiência da regeneração vive um conflito entre a satisfação espiritual e a material. A provisão do pão de cada dia, a vida em família, casa, roupa e previdência classificam-se na busca da satisfação material; enquanto a oração, a leitura da Escritura e de boas literaturas, assim como o culto, estão na classificação espiritual.

Numa tarde estressante, após as lides entre pessoas carentes, Jesus procurou a casa de Marta e Maria para repousar com seus discípulos. Entretanto, ainda lhe restava tempo para ministrar o reino de Deus e suprir o anseio espiritual de Maria.

Quem sabe Maria não mais teria a oportunidade de sanar suas dúvidas depois que Cristo fosse embora, razão pela qual aquietou-se para ser alimentada espiritualmente.

Entretanto, Marta temia que o jantar não ficasse saboroso e que as camas dis-poníveis não eram suficientes para tantos discípulos. Então explodiu em nervos a ponto de ordenar a Cristo para que ordenasse sua irmã a ajudá-la. O conflito de Marta era o de achar o equilíbrio entre o importante e o essencial.

A presença de Cristo e sua instrução foram traduzidas para Maria como valores essenciais, mas Marta apenas atribuiu como valores importantes. O essencial é tudo aquilo de que preciso e que não posso deixar para outro momento. O importante são coisas de que precisamos, mas podem ser buscadas em outra hora.

Então, o regenerado precisa encontrar equilíbrio entre as satisfações a serem supridas na vida. Por isso mesmo, Deus criou tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3. 1), mas o equilíbrio inteligente entre o importante e o essencial deixou em nosso critério. Não posso agir como Marta quando cultuo; assim como não é sensato encarnar a ação de Maria no ambiente de trabalho, ainda que sua atitude caiba em todos os lugares. Administramos bem o conflito das satisfações materiais e espirituais, à medida que sabemos discernir o quanto de bom podemos aproveitar em cada momento e, à medida que não desprezamos um em desfavor do outro.
(Rev. Abner Carneiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas