quinta-feira, 11 de março de 2010

Diga-me com quem andas...

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15. 33).

São muitos os ditados para falar da influência das companhias. Quem nunca ouviu: “Quem com porco se mistura, farelo come”? Desde a infância temos necessidade de referências que nos ajudam a formar nossa visão de mundo. Como seres sociais, recebemos influências da moda, dos costumes, da religião, etc.

A maior pressão acontece no campo da ética e dos valores morais. Princípios nobres de convívio têm sido abandonados e, se falarmos de pudor, já nem se sabe de que se trata. Tirando a palavra do fundo do baú, pudor significa discrição, recato que impede que se diga ou se faça algo que ofenda a decência, a honestidade, a modéstia; pejo, vergonha.

Curioso notar-se que os bons modos são sempre pressionados, e a coisa feia sempre aplaudida. Sendo assim, é mais bem visto e aceito aquele que tem ralação sexual com a namorada, embarca sempre na última moda e despreza conselhos de gente mais “antiga”. Já nos acostumamos com a política como sinônima de esperteza, com a televisão como sinônima de verdade e com o crime como sinônimo de coisa normal.

Entretanto, não é normal acharmos tudo normal! Há um parâmetro que ainda nos faz questionar o por quê das coisas serem como são. Com clareza a Bíblia coloca dois grandes modos de vida no mundo, ou seja, o do justo e o do ímpio (Sl 1). Assim como coloca, o do joio e o do trigo (Mt 13. 38), o das trevas e o da luz (1 Pe 2. 9), o de Deus e o do maligno (1 Jo 5. 18), o que entrou pela porta estreita e o que entrou pela porta larga (Lc 13. 24) e; finalmente, o que estará à direita e o que estará à esquerda no dia do juízo (Mt 25. 34).

Uma vez que estamos no mundo, sofremos alguma influência e pressão, mas é preciso discernir o caminho do ímpio e se desviar dele, porque bem sabemos que o caminho do ímpio perecerá. Além disso, aos seus filhos Deus reservou banquete e não farelo.
(Rev. Abner Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas