quinta-feira, 24 de junho de 2010

Igreja não é templo

Quando Jesus utilizou a palavra “igreja” pela primeira vez (Mt 16. 18) destacou sua natureza espiritual e estabeleceu líderes que dariam continuidade aos valores do reino.

Nos primeiros trezentos anos de sua existência, a igreja não possuía local de-finido para se agrupar, mas a adoração, a comunhão e os princípios cristãos estavam bem definidos na conduta de cada discípulo e a maioria conhecia a formalidade religiosa do judaísmo da época.

Quer nas catacumbas de Roma ou ainda em casas (At 2. 42, 47; 5. 42; 1 Co 16. 15, 19; Fm 1. 2) formava-se uma oportunidade de comunhão tal que os resultados espi-rituais da alegria e a singeleza de coração eram inevitáveis.

A verdadeira igreja é composta de pessoas com o coração inflamado pelo Es-pírito Santo, cuja atitude contemplativa ultrapassa o mero desfile de moda e de estilo de beleza. A verdadeira igreja é também uma família da fé, reunida para render louvores, a-prender da palavra, comunicar amor e aconselhamento mútuos (Cl 3. 16) e, à medida que ela perde este foco, a reunião perde o sentido.

A igreja é feita de gente que se importa, ora, chora, aprende, se arrepende, se alegra, ministra uns aos outros; mas quando ela perde seu verdadeiro ideal, paredes e tijolos se tornam mais importantes, conversas sobre futebol, culinária e moda tomam o lugar da reflexão bíblica e, o que é pior; pessoas se tornam alvos de fofocas quando deveriam ser alvos de nossa ajuda, apoio e oração.

Templo não é igreja porque suas paredes frias, em si mesmas não adoram, não reverenciam, não se alegram; mas na congregação reunida, o templo reveste-se de signi-ficado e Deus apresenta-se como quem recebe o tributo do seu povo, sendo que a Igreja, (não o templo) torna-se a habitação de Deus na reunião comunitária. Ele estará atento a cada oferta individualmente, ainda que o coletivo se apresente no templo.
(Rev. Abner Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas