sexta-feira, 14 de maio de 2010

Essência e aparência

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (Pv 18. 21)

Abigail evitou a morte da sua família e dos homens à serviço de seu marido Nabal (1 Sm 25). Ela foi descrita como uma mulher sensata e formosa, diferentemente de seu marido que era bruto e maligno (v.3).
Agir com cautela é não apenas detectar a fonte do erro, mais ainda buscar as estratégias para evitá-lo. Acampado nas proximidades do Monte Carmelo, Davi se ocupava de cuidar das terras de seus vizinhos contra as invasões de ladrões. Ele enviou soldados ao rico Nabal pedindo mantimento, mas eles voltaram referindo-se a Nabal como um homem agressivo e mal, e isto provocou a ira de Davi que agora estava determinado a matar o homem de Belial e todos os seus.
A mulher sensata, entretanto, recolheu vários tipos de alimento (v.18) e seguiu a encontrar-se com Davi oferecendo-lhes os presentes. Ela não apenas conhecia sua fama, mas também sabia que Deus o havia escolhido para ser príncipe em Israel.
Ajoelhada, clamou pela sua família e, com argumentos sábios, des-montou a atitude de seu marido frente aos soldados de Davi quando tinham ido buscar alimentos. Abandonou uma submissão cega ao esposo violento, dispondo-se à preservação da vida.
É uma demonstração de que há sempre um bom jeito de resolução dos conflitos desde que a humildade, o bom senso e a boa estratégia estejam juntos e desde que o interesse maior seja o de evitar a desgraça. Notamos a sabedoria de Abigail quando analisamos o conteúdo de sua conversa com Davi (v. 18-31), além da própria descrição bíblica destacando sua sensatez.
Sabe-se que a vida e a morte estão no poder da língua. Tal é sua in-fluência que Tiago admite ser ela um órgão de difícil domínio (Tg 3. 8). No exemplo de Abigail fica patente não apenas a possibilidade de desobediência a um marido maligno em oposição ao temor a Deus, mas também a sabedoria prática no momento necessário, porque uma coisa é a consciência do poder virulento da língua; outra muito diferente é atentarmos para tal perigo num diálogo acalorado. (Rev. Abner Carneiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas