sexta-feira, 11 de março de 2011

O QUE É A VIDA?






















A palavra “vida” é um substantivo abstrato de alcance tão amplo, de tal forma que a maioria a vive como se fosse morto e, na possibilidade de sua extinção enchem de vida o desejo pela vida.

É certo que há muitas formas de vida, bem como muitas manifestações de sua existência. Segundo o dicionário, há vida biológica, airada, bêntica, civil, vida de cachorro, vida fácil, latente, mundana, particular, vida pelágica, vida privada, pública, vida unitiva, vida vegetativa.

Contudo, a Escritura é o único documento que aponta um destino seguro para a vida, e a única capaz de descrever a sua fragilidade com precisão poética. Nela nossa vida assemelha-se a um breve pensamento (Sl 90: 9), à relva do campo (Sl 90: 5; 103: 15), a uma casa terrestre prestes a se desfazer (2 Co 5: 1, 2), a uma casa de barro, cujo fundamento está no pó (Jó 4: 19); que são figuras para uma vida que passa muito rápido e, como numa metáfora, ela também voa (Sl 90:10).

Na indicação quanto ao propósito da vida, Jesus disse que ela é mais que o alimento e o local que dá abrigo à vida é mais que a roupa que a cobre (Mt 6: 25). Entretanto, depreciamos seu valor quando vivemos cheios de inquietações (Jó 14: 1; Lc 12: 29) e, num imensurável passo de utopia acreditamos que os muitos bens são sinônimos de serenidade. Bem disse Salomão: “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação” (Pv 15:16). Contrário às riquezas deste mundo, o temor do Senhor traz a verdadeira riqueza (Pv 15: 6).

Também desprezamos o sentido da vida ao vivê-la sem propósito, não reconhecendo sua autoria, assim como quem exerce domínio sobre ela. O livro texto sobre a razão da vida é lúcido ao apontar Deus como autor e conservador da vida (Nm 16: 22; 27: 16; At 3: 15) e ainda que é nele que nos movemos e existimos (At 17: 28) e de que não somos de nós mesmos (1 Co 6: 19; 1 Jo 5: 19). Pelas razões apresentadas acima ficamos sem argumentos para recusar a autonomia divina sobre nós, assim como seu pleno direito sobre nossos dons, talentos, tempo, inteligência e devoção. Rev. Abner Carneiro

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