sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ALGUMAS DESCULPAS APRESENTADAS PARA NÃO DEVOLVER O DÍZIMO

1 - NÃO DEVOLVO O DÍZIMO PORQUE É COISA DA LEI.
Estudando a Bíblia (costumamos afirmar que ela é a nossa única regra de fé e prática) aprendemos que o dízimo (o equivalente a 10% de minha renda) já era devolvido antes da Lei. Abraão devolveu os dízimos a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo (Ge 14.18-20). O Senhor Jesus Cristo não aboliu o dízimo; em Mateus 23.23 Ele critica o legalismo dos fariseus, que devolviam o dízimo (no que estavam certos), mas negligenciavam a prática da “justiça, misericórdia e da fé” (no que estavam errados). Jesus ensina-nos que devemos devolver o dízimo e praticar a justiça, a misericórdia e a fé.

2 - NÃO DEVOLVO O DÍZIMO PORQUE GANHO POUCO; MAL DÁ PARA SUSTENTAR MINHA CASA.
Deus não aceita sobras. Quem esperar sobrar dinheiro no orçamento para tornar-se dizimista está desagradando profundamente a Deus. Para Ele sempre as primícias (Ge 4.4 / Ex 34.26). No meu orçamento o dízimo deve vir em primeiro lugar, depois as outras coisas . “Sem fé é impossível agradar a Deus”, ensina-nos a Bíblia, e devolver o dízimo é um ato de fé. É insensatez pensar que vou mudar meu padrão de vida ganhando um amento de 10% em minha renda mensal. Contudo, em questões espirituais, deixar de devolver o Dízimo faz muita diferença, pois, isso pode ser o aferidor de minha confiança no cuidado de Deus para comigo, e de minha fidelidade para com Ele.

3 - SOU DIZIMISTA, MAS NÃO O ENTREGO A IGREJA; EU MESMO O ADMINISTRO FAZENDO DOAÇÕES. NÃO CONCORDO COMO O ADMINISTRAM.
Não encontramos na Bíblia um único versículo que fundamente a “auto-administração do dízimo”; mesmo porque ninguém pode administrar aquilo que não lhe pertence, e nem pode fazê-lo quem não tem autorização para isso. A Bíblia ensina que o dízimo deve ser trazido a Igreja para que seus líderes o administrem (Malaquias 3.10; Atos 4.36 , 37; Marcos 12. 41 - 44). Nos dias de Jesus usava-se o gazofiláceo, que era uma caixa de madeira, que ficava em uma ante-sala dentro do templo de Salomão, onde os judeus depositavam os dízimos e ofertas. Logo, à luz da Bíblia o dízimo deve ser entregue, uma vez que este é o padrão estabelecido por Deus (Nm 18.21-26).

Como filhos de Deus e discípulos de Cristo precisamos reconhecer as seguintes verdades: 1) Dízimo é um assunto espiritual; 2) Ele faz parte de nossa adoração a Deus e do relacionamento que mantemos com Ele; 3) Tudo pertence a Ele, que coloca suas coisas em nossas mãos para que as usemos e cuidemos delas; 4) A obra de Deus na terra é realizada com nossa fidelidade e liberalidade, já imaginou como ela poderia ser desenvolvida se todos contribuíssem como você?; 5) Se a liderança falhar na administração dará contas disso a Deus; 6) Precisamos tomar cuidado com o apelo consumista de nossos dias; 7) É preciso fazer orçamento, estabelecer prioridades e planejar sobre a melhor maneira de usar aquilo que pertence a Deus, e é colocado em nossas mãos como seus mordomos. Peter Marshall afirmou no passado: “CONTRIBUA DE ACORDO COM SUA RENDA, PARA QUE DEUS NÃO A TORNE SEGUNDO A SUA CONTRIBUIÇÃO”. (Rev Josimar Munhoz Lisboa)
Retirado do boletim dominical da Igreja Presbiteriana da Lagoinha - 14-11-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas